A Senha é Venha que eu sou da Penha


HISTÓRIA


O bairro da Penha, na cidade de São Paulo, sempre teve muitos templos de várias religiões.

O templo mais antigo é o Santuário Nossa Senhora da Penha de França, conhecida como Igreja Matriz, que é católico e tem histórias desde 1667, embora tenha sido registrado como igreja em 1682. Há quem a chame de Igreja Velha.

Por ser antiga, a Igreja Matriz tornou-se famosa e sempre atraiu fiéis de todas as partes. Isso tornou o bairro conhecido por sua religiosidade.

Visitantes ilustres como Dom Pedro I, Dom Pedro II, a princesa Isabel, Paulo Eiró, Pagu e Oswald de Andrade, fizeram suas preces na Igreja Matriz.

Num certo momento da história, como o trabalho era intenso na matriz e o bairro estava crescendo, foi preciso fundar capelas nos arredores da igreja, que mais tarde tornaram-se paróquias, deixando de ser subordinadas à Paróquia de Nossa Senhora da Penha. São elas:

Bom Jesus do Cangaíba
Monte Virgem e São Luiz Gonzaga
Nossa Senhora de Fátima e São João Batista
Santo Estevão Mártir
Santo Antônio de Engenheiro Trindade
São Pedro Apóstolo
Nossa Senhora da Esperança
São José do Maranhão

Espalhadas pelo bairro ou bem próximas dele, todas tem histórias fascinantes e beleza que vale conhecer.

Num outro ponto da história, entre 1957 e 1967 e a alguns metros da matriz, foi construído um novo templo para acolher o número cada vez maior de fiéis.

Essa nova Igreja da Penha é conhecida como Basílica e em seu altar está a imagem original de Nossa Senhora da Penha, feita em madeira, que faz parte da história da fundação do bairro.

Outra igreja importante da Penha é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, fundada em 1802, que foi construída por negros, após solicitação feita pela Irmandade dos Homens Pretos da freguesia da Penha de França ao bispo de São Paulo. A Igreja do Rosário fica próxima da Igreja Matriz e da Basílica, no Largo do Rosário.

INDEPENDENTLY © 2017-2022